Bonecos de Jason Freeny


Jason Freeny, acaba com a curiosidade que qualquer criança tem em desmontar seus brinquedos...

 
 Desmontar os meus bonecos para "ver" o que tinha dentro, era minha segunda obsessão, após ganhar e examiná-los por fora. Talvez Jason Freeny, tenha levado isso a sério, risss .


Americano, nascido em Silver Spring Maryland, filho de pais hippies, estudou desenho industrial no Pratt Institute, Brooklyn, apesar de sua mãe querer que ele seguisse a carreira de arquiteto. Logo depois começou a trabalhar com free na MTV, nos anos 90, na área de efeitos especiais, atualmente ainda faz alguns trabalhos para eles.


Conhecido como escultor de órgãos de brinquedos, e suas obras como bonecos dissecados, ele faz esculturas pop arte, onde pode exercer sua paixão pela anatomia, principalmente ficcional.Passou a exercer sua função solo em 2014, mas desde 2006, vem explorando o interior imaginário de nossos  personagens favoritos.



Seu trabalho se divide em partes muito interessantes. A principio são esculturas de brinquedos verdadeiramente dissecados, que, após serem meticulosamente abertos, desmembrados, vão sendo remontados, tendo algumas partes propositalmente não repostas a fim de mostrar sua anatomia, que será esculpida pelo artista. algumas partes são "recheadas" com massa. Ganham até "esqueleto" de arame, para suportar a nova estrutura. Podemos ver isso no vídeo abaixo:


E nestas imagens abaixo:




Outra parte bem interessante, é quando ele não encontra a estrutura que precisa e ele mesmo faz a escultura completa, incluindo a parte externa, pintura, porém, tudo sem moldes, é escultura pura. Neste caso seus órgãos e esqueleto não completos e deixam de ser parciais.





Tudo isso ganha um grande realismo ficcional, em nós, quando nos deparamos com nossos personagens favoritos dissecados, talvez essa seja a sacada de marketong mais inteligente de Janson Feeny. Quem não gostaria de ter a Barbie, Little Poney, Super Mario, Hello Kitty, um boneco Lego, Bob Esponja, Nemo, Papai Smurf, Sullivan, dissecados. Colecionadores de qualquer um destes brinquedos, precisam ter uma obra de Jason Freeny, e assim acabam se tornando colecionadores também de Freeny, uma vez que é impossível ter um só.


Em 2015, Jason juntou-se à empresa de brinquedos MightyJaxx (Cingapura), para produzir reproduções de escultura em edição limitada e brinquedos fabricados com base em suas criações. Isto deu inicio a mais uma partição de seu trabalho. Muitos destes brinquedos vem com kits que proporcionam a sua desmontagem/montagem.



Nesta parceria ainda é possível adquirir somente o "mapa" da anatomia dos brinquedos, são os Digital Art Print , que possuem assinatura em relevo
Outra partição e já uma diversidade de sua art, são brinquedos que não possuem anatomia interna, mas são interessantes e intrigantes:




Ha! Lembra do Cubo Mágico? Adivinha o que virou nas mãos de Jason Freeny?
Isso mesmo, e este brinquedo virou mania, The Brain Cube.



 "Ninguém ensina você como ser um artista. As pessoas ensinam você a trabalhar para os outros"



Jason Freeny, é uma verdadeira enciclopédia, fonte inesgotável de criatividade, e vale lembrar que suas obras são edições limitadas.

Como tudo que é bom faz escola, podemos encontrar no YouTube, tutoriais de como montar seus brinquedos, vídeos do artista fazendo algumas de suas artes, e como não poderia faltar, já existem tutoriais de auto maquiagem dissecadas! Veja:


Quando visitar o YouTube, não deixe de ver esta entrevista:



Contatos do Artista:
Site: https://jasonfreeny.com/
Instagran: https://www.instagram.com/gummifetus/
Facebbok : https://www.facebook.com/GummiFetus/
MightyJaxx: https://mightyjaxx.rocks/collections/jason-freeny


VOLTAR AO TOPO