A arte Elfgutz



A arte que fez estilo. Tão própria, autentica e incomum que conquistou uma verdadeira legião de fãs.



 Aplausos e mais aplausos à super jovem artista Jasper Enix. Ela criou um estilo de bonecas tão próprio e peculiar, que muitos confundem a marca com o tipo dos bonecos.

Jasper Enix

Para entender tudo isso, vamos por partes, como dizia Jack, o estripador (riss) .
 Jasper inspira-se no estilo Fairy Kai, como base para make dos seus bonecos que são feitos, todos com bonecos BJD originais, isto é muito citado pela artista, que deu início à sua arte em 2012, após ver um BJD, com olhos humanos e aspecto de elfo.



Fairy Kei >> Estilo Fada
A difusão do estilo começou meio que recentemente, em 2007, quando a loja 6%DokiDoki resolveu fazer coleções baseadas em coisas fofinhas e “irreais”. Outra loja, a Spank, que vendia artigos de segunda mão do “Pop anos 80” dos EUA também resolveu fazer suas próprias coleções do estilo. A partir daí, o estilo ficou cada vez mais famoso não só no Japão, mas no mundo.


É a moda onde as regras básicas são :

Cores em tons pastéis;

Anos 80 * peças de roupa com modelagem 80s, estampas de desenhos da época;

DIY * do it yourself = Faça você mesma suas peças,como modificações tanto na modelagem ou em pinturas,apliques de tecidos, aviamentos



Jasper Enix, se vale mesmo, são das cores e acessórios do estilo Fairy Key.




 Usando como base principal, bonecos BJD, estilo Fairy Kei, Jasper deu seu toque final. Olhos surreais, brilhantes, com purpurina, que choram lágrimas de glitter, muitas sardas, hematonas e curativos coloridos e decoradinhos... tudo em tons pasteis.




 Cílios exagerados, cabelos coloridos, com ar desleixados, e piercings, muitos piercings, argolas, alargadores de orelhas, tudo isso misturado com muitas pulseiras cute, estrelinhas, botons, contrastam com machucados explicitos e à mostra.  Compõem seu exército fofo de adolescentes rebeldes, com fisionomia dramaticamente melancólica e horas depressivas.


O vestuário não poderia faltar. Ursinhos, nuvens, criancinhas, fazem parte das estampas delicadas, nas roupas marcantes Fairy Key, se misturam às tachas, rebites, sondas nasais e orelhas ponteagudas de elfos, outras duas presenças cativas nos Elfgutz.


A artista também apresenta uma variação de sua arte, como alguns personagens em tons que fogem o estilo Fairy Key, mas ainda assim, marca presença, com machucados, hematomas, muitos piercings, alargadores , e gestos de rebeldia.




 Nestes personagens o estilo Fairy Kei, ainda se mostram presentes nos acessórios e tatuagens e adesivos.





Sua arte é tão marcante que virou estilo. Muitas pessoas chamam o estilo, pelo nome da marca , Estilo Elfgutz. Sendo assim, qual adolescente que gosta de se rebelar, não gostaria de ser um Elfgutuz ? De se vestir e maquiar como um ?



Encontram-se no YouTube, vários tutoriais de maquiagem, transformações de roupas, etc. Sabe o estilo, Gótico, Punk, Rock, Dark ? Então... junte o Elfgutz nesta lista, risss.



Voltando ao nosso mundo "embonecado" fica claro que Elfgutz, são os bonecos criados exclusivamente pela artista Jasper Enix. Todos os demais, de outros artista, não são Elfigutz, apenas seguem o estilo. Estilo esse que costuma ser chamado de Cosplay Elfgutz.





 E nem pense você que fazer um Cosplay Elfgutz, é fácil assim. Jasper Enix, extremamente zelosa por sua arte, cita uma lista de peculiaridade que um boneco precisa ter para receber tal importância de ser chamado Cosplay Elfgutz. 

Veja os quesitos exigidos pela artista:
 Jasper, se mostra extremamente feliz e agradecida por usarem a sua arte, porém qualquer trabalho, maquiagem, feitos com base nos Elfgutz, deve ter os créditos voltados à artista, ou uma forte citação de seus personagens.
Palavras da artista:

"Por favor, me dê crédito ao usar minha arte:
1. marcando #elfgutz & @elfgutz 
2. marcando "bjdcosplay" não "bjd"  "

Não é muito, não é mesmo? A ressalva ainda por pedir BJDs originais, é grande, quando ela cita e seus termos, alguns site onde não devem ser comprados, e seu local de preferência para adquiri-los.


Bom, se você chegou até aqui e também PRECISA de um Elfgutz, entre na fila do gargarejo;
A artista faz estes bonecos exclusivamente para ela, e ocasionalmente coloca algum à venda.

Um fato muito importante, e que também assegura o comprador de estar adquirindo um legitimo Elfgutz, é que, é só através dela que você poderá adquirir um. Ela ainda possui uma lista de todos os Elfgutz que fez, com seus nomes e algumas características, e também uma lista dos que foram colocados à venda. Isso pode ser conefrido em uma página FAQ, onde ainda são encontradas muitas respostas à maioria das peguntas que recebe. Nesta página, nota-se muito claro, a generosidade da artista em compartilhar a sua arte e também o quanto exige de respeito para com ela. Certíssima !! 👋👋👋👋👋👋




Contatos da artista >>

Recomendados pela artista >>
From-switch.com
Dollfairyland.com
Alicescollections.com
Dollsoom.com
Doll-chateau.com

VOLTAR AO TOPO