Custom Dolls


Vamos conhecer as Custom Dolls e esta arte fascinante, você vai se apaixonar. Custom vem de Customização tem o sentido de adaptar os produtos e processos ao gosto do cliente, portanto é o atendimento que visa a satisfação do freguês. A origem da palavra está no inglês customer. Dito isto, vamos simplificar as coisas...



Então você encontrou uma boneca que por algum motivo a atraiu muito, e você leva para casa. Mas depois de analisar bem, ela perde o encanto, pois você percebe que ela é tão igual às outras, tantas outras pessoas terão uma igualzinha à sua. Mas se ela tivesse uma pintura de batom diferente, um blush mais caprichado, e a pintura de olhos então ?? Resolve dar um jeito nisso e pronto!! Ela foi customizada!


 Mas calma, muita calma nesta hora... Custom é isso e foi assim que começou. Mas ARTE CUSTOM, não é só isso. Toda arte envolve talento, técnica, estudo e conhecimento dos materiais, sensibilidade, uma visão futura da doll. Outro item importante nesta distinção é que as Custom, são produzidas à partir de uma doll já pronta. 
Blythe custom by Erregiro's

E dentro desta área maravilhosa, encontramos verdadeiras obras de arte, artistas sem igual. A visão e estilo de cada um vem arrecadando colecionadores do mundo todo. 
Trabalho de carving e pintura em Blythe
Embora os trabalhos mais conhecidos, sejam feitos em Blythes e Monters, pois quando se fala em custom, logo se lembra delas, esta arte vem sendo feita em dezenas de tipos de dolls.



 Trabalho de UnnieDolls



Bonecos realista de Noel Cruz



dolls BJD

E dentro desta arte, assim como em muitas outras, encontramos estilos bem distintos. O realista e o fantasy. O realista, acabamos de ver acima, onde o artista tenta chegar o mais próximo possível à realidade de um ser humano, mesmo que usando uma versão mais cute. 

Freya Edwards

Nina Tambell 

Já o fantasy, é justamente a contra mão disto. Levando a arte ao mundo da imaginação, sem nenhum compromisso com a realidade. É a visão pura do artista, da sua criatividade, do fantasy cute, ao fantasy horror, este seguimento é o mais ramificado, porque para o nosso deleite, a criatividade não tem limite. Tem fãs mais restritos, porém, são colecionadores fieis.

 Clockwork Angel

 CFdolls custom fantasy

Anne Marie Gibbons

 O que encanta ?

Tudo encanta e com certeza algum deles vai chamar a sua atenção, roubar seu coração.  Ter diversos custom da mesma doll, ou dolls variadas com o mesmo estilo de custom, tudo é motivo, para repetir a sua primeira custom.
Bonecas com visuais mais reias, transformadas em personagens de filmes, quadrinhos, celebridades, monstros, vampiros, representações de roupas de época, personagens da nossa história,estilos de tribos, personagens capiturados de uma cena épica; escolha a sua preferência.
Frases do tipo :
- Ela (doll) me adotou
- Ficou me chamando
- Correu pra mim,
E por aí vai.... quer dizer q a pessoa estava com a mente aberta, e só esperava uma que lhe arrebatasse o coração. Feito a primeira escolha, tudo está decidido, basta saber o que chamou a atenção nesta primeira, para começar a coleção.

Apaixonados do realismo, de todos os estilos, não podem jamais deixar sua doll como veio. Ela precisa de muita, muita coisa pra "sobreviver". Roupas, acessórios, carros, bicicletas, motos, casas, e por aí vai, sem contar a Case, malinha/bolsa de transporte, para acompanhar a Mamy por onde ela for, pq ela quer ser fotografada sim, e muito, registrando tudo sobre sua nova vida em seu diário, riss. Isso quando as duas (mãe e filha) resolvem se vestir de mamãe e filhinha! Ainnnnn que loucura encantadora!

E falando por mim, para os amantes de Custom fantasy, essa é uma tarefa que eles tiram de letra. Conscientes do que querem, seu olhos passam batidos por qualquer outro estilo, e para estes, em geral,  pouco importa o tipo da doll. Péssimos consumidores de Outfit (roupas e acessórios) constumam manter a dolls como adquirem, porque em geral, estas dolls tem uma personalidade tão marcante que raramente "aceitariam" outra roupa que não a sua original. Acessórios extras é a busca principal, e muito carente no mercado por sinal. O que os leva a produzir seus próprios "mimos". Me diga que outra roupa estas dol´s estão querendo ??

 Custom Fantasy Cutte
Custom Fantasy Dark

 Descubra o que encanta você e comece a sua coleção e só pare quando... ha, não para não, risss.
 Se você gostou das Custom Dools, prepare-se, porque vem muitas delas por aí.

VOLTAR AO TOPO