Bonecas Kewpie


Kewpie é uma marca de bonecos e figurinhas que foram criadas como personagens em quadrinhos pela cartunista Rose O'Neill . Os desenhos animados ilustrados, que aparecem como personagens de cupido de bebê, começaram a ganhar popularidade após a publicação das tiras cômicas de O'Neill em 1909,




 Muitas destas ilustrações de época, ainda se encontram em leilões no Ebay, ou
à venda direta o Etsy.
 Rose O'Neill, uma nativa do meio-oeste que trabalhou como escritor e ilustradora na cidade de Nova York, inicialmente conceituou o Kewpie como um desenho animado destinado a uma tira de quadrinhos em 1909. De acordo com O'Neill, a idéia para os Kewpies veio para ela em um sonho. O quadrinho, com personagens querubins, foi impresso pela primeira vez no Ladies 'Home Journal na edição de dezembro de 1909. O'Neill descreveu os personagens como "uma espécie de pequena fada redonda, cuja única ideia é ensinar as pessoas a serem felizes e gentis ao mesmo tempo". Seu nome, muitas vezes encurtado para Kewpies, deriva de Cupido , o deus romano do amor erótico. Depois que os personagens ganharam popularidade entre adultos e crianças, O'Neill começou a ilustrar bonecos de papel deles, chamado Kewpie Kutouts


E, não diferente do que são os tempos atuais, tudo que bonitinho e gracioso, cai logo no gosto popular e se estiver acompanhada de qualidade então... item colecionável. Mas as bonecas Kewpie, foram muito além, até mesmo para a época, se formos analisar a sua trajetória.

À medida que a demanda pelos personagens Kewpie aumentou, Geo. Borgfeldt & Co. em Nova York contatou O'Neill em 1912 sobre o desenvolvimento de uma linha de bonecos e figurinhas. O'Neill concordou, e JD Kestner, uma empresa de brinquedos alemã localizada em Waltershausen , estabelecida para fabricar pequenas bonecas de biscuit* dos Kewpies. Depois que a empresa fabricou a primeira série de bonecas, eles enviaram amostras para O'Neill, que desaprovou o design porque sentiu que "não se pareciam com seus personagens".

O'Neill viajou para a Alemanha e fez com que a empresa destruisse os moldes das bonecas e supervisionou o redesign final deles, trabalhando com um estudante de arte de 17 anos chamado Joseph Kallus. As bonecas foram então lançadas em nove tamanhos diferentes, variando de 1 a 12 polegadas (25-305 mm) de altura. Estes primeiros Kewpies usavam um decalque em forma de coração em seus peitos, que dizia "Kewpie, Alemanha", e alguns tinham braços articulados. Muitos desses Kewpies alemães originais foram assinados pela própria O'Neill, e alguns foram apresentados em várias poses.



Por volta de 1912 todos os Kewpie originais foram produzidos com asas azuis,
assinatura/selo na parte de trás de assinatura de O'Neil na sola dos pés

As bonecas pequenas se tornaram um sucesso internacional, e em 1914, O'Neill tornou-se o ilustrador feminino mais bem pago do país, conquistando uma pequena fortuna com a popularidade das bonecas. A marca Kewpie logo se tornou um nome familiar, e foi amplamente utilizada em publicidade de produtos, incluindo promoção para Jell-O , Colgate , Kellogg's Corn Flakes e Sears . Os Kewpies também apareceram como uma marca em uma multidão de itens domésticos e outras lembranças, como louças, chocalhos, sabões, pimenta, livros para colorir , coleções de poesia e artigos de papelaria.

O'Neill também usou os personagens para promover o movimento de sufrágio (direito de votar) feminino , usando as ilustrações em slogans e desenhos animados. O que teve muita importância pessoal para a artista.

  
Após a Primeira Guerra Mundial, com início na Europa, a produção das bonecas de biscuit* Kewpie mudou-se da Alemanha para a França e a Bélgica. Por volta desta época, as bonecas também começaram a ser produzidas nos Estados Unidos, feitas de material compostos em vez de biscuit*, devido à sua fragilidade. Os fabricantes também começaram a aumentar os tamanhos das bonecas, produzindo versões de 22 polegadas (560 mm) além das versões de 12 polegadas (300 mm). As bonecas da composição americana também tinham o distintivo decalque em forma de coração peito, lendo "Kewpies, des. & Copyright de Rose O'Neill". Como os modelos originais de biscuit*, alguns dos Kewpies de material composto, também foram assinados à mão por O'Neill, e todos incluíram membros articulados.



Em meados da década de 1920, as versões de celulóides de tamanho pequeno de Kewpies apareceram, e muitas vezes foram entregues em premiações secundárias . Muitas das versões de celulóide foram fabricadas principalmente no Japão, sem licença e eram de qualidade inferior às de outros Kewpies. Durante esse período, muitos Kewpies também foram vendidos com roupas. 




 Kewpies em celuloide 1925-1930



 Bonecas Kewpie 1920

 As versões de celuloide foram fabricadas nas décadas seguintes. Em 1949, Effanbee criou as primeiras versões plásticas duras das bonecas, e as versões de borracha e vinil suaves foram produzidas pela Cameo Co. e Jesco entre os anos 1960 e 1990.
 
Jesco 1982
 Voltando àquela citação do gracioso/bonitinho, que logo cai no gosto popular, os olhos comerciais, desde o inicio, viram nas Kewpie uma mina de ouro e O'Neil foi popularizando cada vez mais suas bonecas, em todas as formas de uso. Comerciais, das tirinhas, à gelatinas e maionese, livrinhos em bancas, bonecas de papel, sabonetes, campanhas populares e tudo que se podia render um pouco mais. Sem contar a variação de materiais com que foram produzidas ao longo do tempo, cada vez mais baratos, a fim de popularizar e render ($$) ainda mais.




 Sabonete de 1920 ($65,00)



 Com isso a popularidade das Kewpie , tal qual qualquer personagem massacrado pelo excesso de distribuição e queda de qualidade, começou a diminuir. O'Neill voltou para o Missouri, onde morreu supostamente empobrecida de complicações de uma série acidentes vasculares cerebrais.


 Apesar da diminuição da popularidade, Kewpies continuou a ser fabricado por boa parte do século, incluindo versões de plástico rígido, bem como réplicas de biscuit* dos Kewpies originais, produzidas por Jesco e Cameo Co. nos anos 60 até a década de 1990. Essas reproduções Kewpies não possuem o decalque em forma de coração que distingue as versões originais e antigas.


Colecionáveis

As versões anteriores de biscuit* e composição de bonecas Kewpie são amplamente procuradas por colecionadores antigos e bonecos, que especialmente querem aqueles assinados à mão por O'Neill.

De acordo com 200 Years of Dolls (quarta edição), um Kewpie de 10 polegadas com uma cabeça de biscuit*, corpo de composição e olhos de vidro hoje vale US $ 6.500, enquanto uma boneca de 20 polegadas (510 mm) é avaliada em US $ 20.000. Muitos dos Kewpies originais, de tamanho pequeno, produzidos na Alemanha, (entre 1912 e 1915) variam de US $ 200 a US $ 500 entre colecionadores. A composição Kewpies varia de US $ 100 a $ 300, enquanto as versões de celuloides (especialmente reproduções japonesas sem licença) valem consideravelmente menos. Kewpies que foram assinados à mão por Rose O'Neill (mais frequentemente gravados em seus braços ou pés) são muito mais raros do que os Kewpies não assinados.

Leilão atual no Ebay

  Rara Kewpie Brown Hot'n'Tot 6 "(15 cm.) Kegpie, toda de  biscuit* com rica tez marrom, cabelo preto pintado, olho preto pintado e braços articulados. Assinatura O'Neill nos pés E com um rótulo de papel de coração vermelho. Um modelo muito raro comercializado por O'Neill como Hot'n'Tot. Alemanha, por volta de 1915. 






Em uma pesquisa rápida pela internet, você encontrará muitas versões das bonecas Kewpie.

Curiosidades

Devido ao alastramentos  descontrolado e sem qualidade das Kewpie, surgiu um termo muito popular: "win a kewpie doll" - Ganhar uma boneca Kewpie ou Ganhar Kewpie, sinônimo de prêmio modesto, inferior; o que em nosso termo português seria o popular "do doce" risss.

Veja algumas das ocasiões:
  • Em Get Smart , episódio 20 da série 3, os agentes 86 e 99 ganham uma boneca Kewpie em uma galeria de tiro ao alvo.
  • Na temporada 3 do episódio 5 de Seinfeld , " The Library (Seinfeld) ", o Library Cop Bookman refere-se ao bibliotecário Kramer envolvido com "boneca Kewpie".
  • Na MÉDIA DE RPG japonesa de 1989, um dos primeiros inimigos é uma boneca Kewpie possuída.
  • Em Atlantis: O Império Perdido , Rourke se insulta de Milo Thatch e, sarcasticamente, informa-o que ganhará uma "boneca kewpie de ouro sólido".
  • A canção "Andrógino" de The Replacements inclui a linha "As bonecas de Kewpie e as bancas dos urinóis serão rejeitadas pelo jeito que você riu agora".
  • Na temporada 7 do episódio 15 de The Good Wife , Marissa diz que costurou coisas que ela encontrou como cascas de bala e bonecas Kewpie nas bolsas que ela fez.
  • O Joker ocasionalmente jogou explosão de bonecas Kewpie contra suas vítimas.
    Na temporada 5, episódio 21 de "Buffy, The Vampire Slayer", Spike sugere que Anya ganhou uma boneca Kewpie para entender os detalhes de um dos feitiços da Glory.  
Outras curiosidades
  • A boneca Kewpie é a mascote de Kewpee Hamburgers , uma cadeia de restaurantes de fast food fundada em 1923 em Flint, Michigan , de Samuel V. Blair sob o nome Kewpee Hotel Hamburgs.
  • Desde 1927, também foi o mascote do Hickman High School em Columbia, Missouri .
  • Uma música intitulada " Kewpie Doll " foi escrita por Sid Tepper e Roy C. Bennett na década de 1950. A música foi gravada por Perry Como e Frankie Vaughan em 1958 e tornou-se um sucesso nos Estados Unidos e na Europa.
  • Uma canção intitulada " Kewpie Doll " foi escrita por Nick Cave e gravada pela banda Alternative Rock The Birthday Party em seu álbum Junkyard em 1982.
  • Kewpie Corporation é um fabricante japonês de alimentos, famoso por sua popular marca de maionese japonesa vendida em garrafas de plástico com um logotipo de boneca Kewpie.
  • Kewpie Fusion é um popular anime japonês cujos personagens são baseados em bonecas Kewpie de O'Neill.
  • A cápsula do tempo na Feira Mundial de Nova York de 1939 continha uma boneca Kewpie.
  • Na história curta de Stephen King, The Mist , o personagem David Drayton encontra uma boneca Kewpie com "olhos de homem morto vitrificado".
  • Na obra aclamada de Ray Lawler Summer of the Seventeenth Doll dois trabalhadores itinerantes apresentam bonecas Kewpie para suas namoradas todos os anos por 17 anos.





Enquanto as mais raras são colecionáveis, a populares, voltam a cair no gosto, uma vez que são reaproveitadas para novas artes, desde customização à escultura.

*Porcelana Bisque ou Biscuit alemão
 É um tipo de porcelana branca não esmaltada, com aparência mate e textura ao toque. Tem sido amplamente utilizado na cerâmica europeia, principalmente para objetos que não são de mesa e, portanto, não precisa de um esmalte para proteção. Embora o termo "biscoito" seja frequentemente usado para se referir a ele, a bisque é apenas um subgrupo de cerâmica de biscoito não esmaltado, que para a maioria da cerâmica é um palco após um primeiro disparo antes de um esmalte ser aplicado.

Pequenas figurinhas e outras peças decorativas foram muitas vezes feitas em bisque, bem como bustos de retrato maiores e outras esculturas; A aparência de bisque é muito semelhante à do mármore esculpido e alisado, o material de prestígio tradicional para a escultura no Ocidente. Um uso popular para a porcelana de bisque foi a fabricação de bonecos de bisque no século XIX, onde o bisque era tipicamente matizado ou pintado em tons de pele.


Quer uma? Aqui tem Kewpie:
Etsy
Ebay
VOLTAR AO TOPO