Ball Jointed Dolls


 Realismo, fantasia e arte, unem-e para trazer encanto em forma de bonecas. Neste extenso artigo vamos conhecer as Ball Jointed Dolls, e suas siglas. Conhece aquele termo senta que lá vem textão ? Respira fundo e vem conhecer.



ABJDs (Asian Ball Jointed Dolls) ou BJDs (Ball Jointed Dolls) é um termo que se refere principalmente aos modernos bonecos de resina de poliuretano com articulações esféricas, com elásticos internos presos a ganchos que possibilitam aos bonecos fazerem diversas poses e permanecerem nelas. Podem ser totalmente customizados pelos donos pela troca de roupas, perucas (cabelos), olhos, sapatos e inclusive mãos, pés e certas partes do corpo, como pernas e torso em dolls de edições especiais, geralmente limitados.


A história de bonecos articulados data de vários séculos atrás, na Grécia e em Roma. Por volta do final do século 19 surgiram os que seriam os predecessores dos modernos BJDs, na Alemanha e na França. Eram bonecos feitos de bisque (uma mistura de polpa, serragem, cola e materiais semelhantes), com juntas esféricas e amarrados por dentro, medindo entre 15 e 100 cm.

Durante a década de 1930, o artista alemão Hans Bellmer criou bonecos com juntas esféricas para utilizar em fotografias e outros trabalhos surrealistas. Influenciados de Bellmer, os japoneses começaram a fazer seus próprios bonecos articulados de biscuit medindo entre 50,8 cm e 101,6 cm, como arte, não como algo para interação.

 Hans Bellmer

 Hans Bellmer La Poupée

Os BJDs modernos, feitos de resina, surgiram no Japão, com a Volks. Criada por Akihiro Enku, a Volks começou em 1972, que já trabalhava com outros tipos de colecionismos, como Garage Kits e produtos relacionados a animes. A primeira BJD de resina foi feita para a esposa do presidente da Volks, em 1998. Essa doll está no Museu da Volks até hoje. A primeira doll feita para ser vendida foi Nana (uma das Quatro Irmãs - Nana, Nono, Mimi e Megu), em 28 de fevereiro de 1999. 




 SD Licht, o primeiro menino da Volks
  Em 2001 lançaram o primeiro SD(Super Dollfie) menino, chamado ‘Licht’, e depois dele varios tipos de corpos e uma grande de modelos (anjos, elfos, fadas, aliens, crianças, humanos de todas as idades) foram criados, o que levou a Volks a ser líder, com fãs fieis não só no Japão, mas no mundo todo. A alta qualidade dos dolls, desde a  escultura, o peso, a própria resina , mantém o excelente nome que a empresa vem cultivando. A Volks obteve um crescimento estrondoso, atualmente com mais de 30 lojas espalhadas pelo mundo.
 tipos de corpos


Em 2003 foi desenvolvida a Pure Skin, uma resina de qualidade superior a anterior, juntamente com este acontecimento, outras companhias, na Coreia do Sul, começaram a fabricar BJDs. Então a definição de Ball Jointed Doll passou a ser restringida, não bastando mais ser simplesmente um boneco com juntas esféricas para ser chamado de BJD, e sim apresentando as características de ser feito de resina, ligado internamente por elásticos e ser customizável. 



Hoje muitas lojas evoluíram seus dolls ao ponto de que as características “juntas esféricas” assumiram outros formatos, tanto para melhores e aumentar a possibilidade (quantidade e “qualidade” das poses) quanto para deixar esteticamente mais atraente. As chamadas “juntas duplas” são aquelas que têm dois pontos onde se dobram, e são atualmente as mais utilizadas pelas lojas, uma vez que são uma evolução das “juntas simples” e dão uma maior possibilidade de poses aos dolls.




 Uma prova de adaptação por quesito de estética foi o desenvolvimento das chamadas “pernas de salto” ou “pernas de salto alto”, originalmente fabricadas para as meninas SD16 da Volks, e que agora muitas lojas oferecem, além dos pés de salto alto. Trata-se de uma peça da perna, do joelho para baixo, que dispensa a junta do tornozelo e tem os pés adaptados para sapatos de salto alto.



Possuem uma ampla variação de tamanho e agora com a inclusão de outras fábricas, esta variação além de ter crescido, adquiriu novas siglas e mais variação de modelos. Uma verdadeira diversão para os custumers. É preciso, praticamente fazer um curso com PHD para entender amplamente deste assunto de olhos fechados, então vou deixar você visitar a web,  no final deste artigo, tem links recomendáveis.


 

Os Ball Jointed Dolls, são totalmente costumizaveis, e isso faz a alegria de milhares de artistas, e muitos vem se reafirmando atrvés destas dolls, tornando seus estilos únicos.
Alguns artistas costumizam somente a face, mas muitos fazem o serviço completo. Carving, pintura, caracterização de outfit completo. Veja aqui um dolls BJDs, sendo desmontada.
Outros preferem se especializar em tamanhos, já que elas vão desde as mínis até superior a 1m.






Seja qual for o estilo, depois que conhecemos, PRECISAMOS ter pelo menos uma. Sim, uma só.
Um BJD não é um brinquedo para criança, como todas as dolls colecionáveis. Algumas lojas até os recomendam para maiores de 16 anos. Há pessoas que os compram para colecioná-los, deixando-os em prateleiras ou armários e mudando os acessórios (roupas, sapatos, maquiagens, etc.) ocasionalmente. No entanto, é muito comum os colecionadores de dolls darem personalidades próprias para seus dolls, tornando-os únicos, por mais que existam outros do mesmo modelo. Alguns criam histórias, passados e personalidades baseados no modelo da doll. Outros criam personagens e procuram um modelo de doll que se encaixe no personagem, fazendo até algumas modificações para que se adapte melhor. Vale lembrar que modificações nem sempre são feitas por esse motivo. Às vezes as pessoas modificam a doll simplesmente pra que fique mais a seu gosto.


Como todas boneca customizada, precisa de muitos cuidados especiais, que vão desde limpeza, cuidado no manuseio, à proteção da luz, pois tende a amarelar com o tempo. definitivamente, não é um brinquedo.



Para acompanhar este mundo, é preciso entender algumas (riss) siglas:
  • ABJD - sigla para Asian Ball Jointed Doll (Bonecos asiáticos de junta esférica)
  • Auction - Leilão
  • BJD - sigla para Ball Jointed Doll (Bonecos de junta esférica)
  • Bid - "oferta". A oferta dada em um leilão.
  • BID - sigla Baby Iplehouse Doll. São dolls de 26 cm da loja Iplehouse.
  • BIN - sigla para "buy it now" ou "compre agora". Essa sigla muitas vezes aparece em um leilão e significa que é o preço pra se comprar sem dar uma oferta. Geralmente é mais alto do que o valor do leilão em si. Um leilão que comece com um valor de US$500,00 pode ter um BIN de US$700,00, por exemplo.
  • Blushing - sombreamento feito no corpo do doll com pastel seco ou aerógrafo. Serve para ressaltar as formas do modelo (músculos e detalhes) e deixa o doll com um "ar" mais natural.
  • BUMP - usado pra tópicos de fórum, significa "Bring Up My Post", ou seja, trazer de volta seu post pra lista de atualizados, assim ele não some e as pessoas o veem facilmente (dependendo do tamanho do fórum não é necessário usar este recurso). Quando o fórum é pequeno os posts não "desaparecem" das primeiras páginas tão rapidamente. Mas é muito útil no subfórum de Mercado, por exemplo, para avisar que se atualizaram as informações sobre a venda.
  • BW - Beauty White é semelhante ao termo White Skin, mas é usado por algumas lojas como a Luts.
  • CoA - Certificate of Autencity, o certificado de autenticidade que vem junto com os dolls.
  • Coating - Camada de MSC ou verniz que se passa no doll para proteger a Make ou para proteger a resina de amarelamento (em alguns casos).
  • CP - sigla para Cerberus Project. Grupo de escultores que faziam parte da Luts e agora estão na FairyLand.
  • Crazy Legs - Termo usado pra quando o doll tem pernas incontroláveis, que ficam dobrando sozinhas e dando chutes. Isso geralmente acontece quando o elástico está apertado.
  • Delf - dolls de 60 cm, em média, da loja Luts.
  • DOB – sigla para Dream of Baby. São os dolls de 26 cm da loja Dream of Doll.
  • DOD - sigla para Dream of Doll (loja de BJD).
  • DOC - sigla para Dream of Child. São os dolls de 45 cm da loja Dream of Doll.
  • DOI - sigla para Dream od Idol. São os dolls de 70 cm da loja Dream of Doll.
  • Dolpa - Abreviação de "Dolls Party", uma Convenção de Dolls organizada pela Volks.
  • DOT - sigla para Dream of Teenager. São os dolls de 60 cm da loja Dream of Doll.
  • DS - sigla para Dollshe (marca de BJD).
  • EMS - Express Mail Service, Global Express, um serviço oferecido pelos correios do mundo todo, geralmente a forma de envio usada pelas lojas de dolls. Leva em torno de 3~5 dias para chegar.
  • F01 ~ F21 - Cabeças de dolls da Volks disponíveis no Full Choice System (FSC).
  • FA - Sigla para "for auction" ou "em leilão".
  • Faceplate - Em alguns tipos de doll o rosto pode ser removido sem necessidade de tirar a cabeça toda. Nesse caso o rosto é uma peça separada e às vezes o mesmo doll pode ter expressões diferentes em cada faceplate como no caso da Unoa, PukiPuki, Linwha etc.
  • Face up - é a mesma coisa que Make up, e se refere à pintura do rosto do doll.
  • FCS - O Full Choice System, oferecido pela Volks, um serviço em que você pode escolher todas as partes do doll e montá-lo ao seu gosto (de acordo com as opções disponíveis).
  • Feeler - o significado em português seria algo como "pensando em...". Geralmente está acompanhado de "comprar", "vender", "trocar" etc. Por exemplo: "Feeler - Vendo doll", ou seja, a pessoa está pensando em vender o doll, às vezes procurando saber se há interesse de algum comprador para aquele determinado item.
  • FL- Fairy Land (loja de BJD).
  • FS - Sigla para "for sale" ou "à venda".
  • FS - Full Set. Quando o doll vem exatamente como a foto mostra. (Roupas, Peruca, Make Up, etc.).
  • Headcap - a parte de cima da cabeça do doll. Geralmente ela está segura por ímãs ou pelo elástico (e gancho - S hook) que passa pelo corpo do doll. Varia conforme a marca do modelo.
  • Hot Glueing- processo semelhante ao sueding, onde se dispensa o uso do tecido e aplica-se somente a cola quente dentro das juntas dos dolls a fim de causar atrito o suficiente para ajudar o doll a manter determinadas poses.
  • Layaway - palavra em inglês para pagamento parcelado. Muitas lojas aceitam parcelar a compra em até duas vezes. Mas esse termo é mais usado por pessoas que revendem seus dolls e aceitam parcelar a venda.
  • LE (número) - Sigla para Limited Edition, termo usado para dolls limitados a certo número, a quantidade de dolls que serão feitos daquele modelo aparece logo depois da sigla, por exemplo: LE50 significa que o modelo é limitado a 50 no mundo.
  • LSG - Light Slate Gray, uma cor de pele oferecida pela Bambicrony.
  • MA – sigla para Mecha Angel, antiga linha de dolls de 80 cm vendidos pela Soom.
  • Make up - Pintura no rosto do doll, que define suas expressões.
  • MIB: Mint in Box- significa que o item oferecido está novo/semi-novo e na caixa.
  • MiniMee - serviço oferecido pela Doll in Mind (DIM). Consiste em esculpir uma cabeça para o cliente a partir de uma foto ou desenho enviado pelo mesmo.
  • MNF - MiniFée, uma coleção de dolls em escala 1/4 comercializados pela FairyLand
  • Mod - Termo usado para Modificação, quando a pessoa adiciona ou tira alguma característica do molde original do doll, como abrir olhos, adicionar orelhinhas de elfo, etc...
  • Mold – “molde”, o mesmo que modelo. Usado para se referir ao modelo do doll, que geralmente é denominado pelo molde da cabeça, mesmo quando o doll é híbrido.
  • MSC - Mr. Super Clear, a marca de verniz mais indicada para utilizar em dolls. Existem vários tipos: MSC Flat (Fosco), MSC Semi-Gloss (semi-brilhante), MSC Gloss (brilhante), além das versões UV Cut dos produtos, que contém filtro solar na fórmula e ajuda a bloquear os raios UV.
  • MSD - sigla para Mini Super Dollfie. Os MSD são dolls de 45 cm em média produzidos pela Volks. Grande maioria das lojas (pessoas do hobby) usa essa sigla para denominar os tamanhos de roupas, sapatos e acessórios específicos para essa categoria de dolls.
  • NIB - New in Box, o item oferecido está novo e na caixa.
  • NRFB - Never Removed from Box, o item oferecido nunca foi tirado da caixa original.
  • NS - Normal Skin, usado para dolls de coloração de pele normal.
  • NTB - Need to Buy, quando a pessoa precisa comprar determinado item.
  • nYID – sigla para New Young Iplehouse Doll. São os dolls de 60 cm da loja Iplehouse, sucessores dos YID. A denominação nYID não é oficial na loja, mas é bastante usada para diferenciar os dolls de antes e depois da remodelação dos corpos.
  • OBO - Or Best Offer, quando a pessoa está vendendo o item pelo preço desejado, ou pela melhor oferta que receber.
  • OldSkin - Refere-se à cor de pele que a loja VOLKS usava em seus dolls mais antigos.
  • One-off - outra forma de se referir a dolls One of a Kind.
  • OOAK - Sigla para One of a Kind, significa que aquele modelo de doll está limitado a apenas um no mundo.
  • OOP - Out of Production, quando um produto não é mais fabricado.
  • OT - Offtopic, usado para fórums para indicar que o que foi dito está fora do assunto original do tópico.
  • Parting Line - o mesmo que seam line. São linhas ao longo de todo o doll onde o molde se junta na hora de fazer o cast do doll. Quando retirado desse molde ele fica com excessos de resina em toda a lateral do corpo, pernas, braços, mãos e cabeça (atrás das orelhas). Uma lixa de água úmida e de gramatura 400 passada bem de leve ajuda a tirar essas linhas.
  • PF - Pocket Fairy, uma linha de dolls feita pela Blue Fairy
  • PM - Private Message, também conhecido como MP, que seria Mensagem Privada, utilizado em fóruns.
  • PureSkin - Refere-se à cor de pele que a VOLKS usa atualmente.
  • Restringing - Usado pra quando se desmonta o doll para apertar ou trocar o elástico que une as juntas.
  • S Hook - gancho em forma de "S" que muitas vezes é usado pra prender o elástico ao headcap do doll. Alguns desses ganchos também podem ser usados nas mãos e nos pés para segurar o elástico nessas partes.
  • Sanding - termo em inglês para "lixar". Usualmente se lixam as seam lines ou parting lines de um doll pra que a resina fique por igual e lisa.
  • School Head A/B/C - Cabeças de dolls da VOLKS que podem ser obtidas através do curso de make oferecido pela loja.
  • SD - sigla para Super Dollfie. Os SDs são doll de 60 cm em média produzidos pela Volks. Grande maioria das lojas (pessoas do hobby) usa essa sigla para denominar os tamanhos de roupas, sapatos e acessórios específicos para essa categoria de dolls.
  • SD10 - Super Dollfie 10, uma linha de modelos da VOLKS
  • SD13 - Super Dollfie 13, uma linha de modelos da VOLKS com um corpo um pouco mais maduro que o SD10.
  • SD16 - Super Dollfie 16, linha de modelos da VOLKS com o corpo mais maduro, como jovens adultos.
  • SD17 - Super Dollfie 17, linha de modelos da VOLKS com o corpo mais alongado e maduro que os de SD16.
  • SDC - Super Dollfie Cute, uma linha de modelos da VOLKS um pouco menores e mais delicados do que os MSD. Estão para os MSD como os MiniFée da Fairyland estão para os KidDelf da Luts.
  • Seam Line - o mesmo que parting line. São linhas ao longo de todo o doll onde o molde se junta na hora de fazer o cast do doll. Quando retirado desse molde ele fica com excessos de resina em toda a lateral do corpo, pernas, braços, mãos e cabeça (atrás das orelhas). Uma lixa de água úmida e de gramatura 400 passada bem de leve ajuda a tirar essas linhas.
  • Shipping - Palavra em inglês para "envio". Refere-se ao valor do envio do produto.
  • Sueding - técnica que consiste em colar pequenos pedaços de suede (um tipo de camurça sintética e bem fininho, apesar de existir em diversas gramaturas) por dentro do doll em suas juntas. Isso faz com que o doll consiga segurar poses por muito mais tempo além de fazer poses que antes não conseguia. No Brasil esse tecido também é conhecido por Chamoir (lê-se chamoá).
  • Tan Skin - Termo usado para dolls de pele morena
  • TL DR: Too Long: Didn't Read - Usado para fórums para especificar algo que você não leu porque o texto era longo demais.
  • Tiny - Usado para classificar os dolls pequenininhos, de escala 1/6, que medem de 22 cm para baixo.
  • UFK - Unfinished Kit - Kit Inacabado. Algumas lojas vendem kits com o doll desmontado e sem make, para você fazer o trabalho em casa.
  • Wig – “peruca”, qualquer cabelo de BJD. Pode ser feita de fibra sintética, resistente ao calor (heat resistent) ou não; pelúcia sintética (fur); ou pelúcia natural (Mohair). Alguns colecionadores confeccionam perucas com lã ou pelo de alpaca.
  • WIP - Sigla para "work in progress" ou "trabalho em desenvolvimento". Geralmente usado para designar Algo que ainda está sendo feito (como roupas, dolls etc).
  • WS - White Skin, usado para dolls de coloração de pele branca (bem clara).
  • WTB - Sigla para "want to buy" ou "quero comprar".
  • WTC - Sigla para "want to commission" ou "quero pedir pra fazer". Geralmente pessoas procurando serviços customizados como procurar uma pessoa que faça um tipo de roupa específica etc. Algo sob encomenda.
  • WTS - Sigla para "want to split" ou "quero dividir". Quando alguém quer dividir uma compra específica em uma loja como comprar uma determinada cabeça, mas que alguém compre o corpo pra poder pedir o doll inteiro.
  • WTT - Sigla para "want to trade" ou “quero trocar”.
  • YoSD, Yo's, Yo-Tenshi - Uma linha de dolls 30 cm da VOLKS.
  • YID – sigla para Young Iplehouse Doll. Dolls de 60 cm da loja Iplehouse. Após remodelação do corpo, passaram e ser conhecidos também por nYID.
  • Zoukeimura - Também conhecidos como Zouk's, são olhos de vidro muito bons feitos pela VOLKS e disponíveis apenas no Full Choice System.

Dito isto...
Prepare-se, logo começaremos a ver verdadeiras obras de arte, e seus colecionadores!

Curiosidade: 
O nome da companhia vem, sim, da fabricante de carros Volkswagen. A coisa é que ‘Volks’ significa, em alemão, ‘do povo’ – e o fundador da empresa, que tinha um carro da Volkswagen e gostou do significado, queria, a princípio, que a empresa fosse encarada como algo ‘do povo’. Pena que os valores, para poderem acompanhar a qualidade extrema, não consigam alcançar o povo.




VOLTAR AO TOPO