Bonecas desde sempre



 obra de Hydehim

A boneca é o primeiro brinquedo que as crianças ganhavam, e a seguiam por quase toda uma vida. Acredita-se que este costume se iniciou na Grécia, precisamente, em Atenas. Brincas com bonecas sempre foi uma das brincadeiras mais puras, e por isso exercem tanto fascínio.





A boneca, sempre foi par as menins, uma espécie de treino para a maternidade, a vida ao lar, o exercício do lado meigo e angelical, doce e carinhoso, que se espera de toda mulher (estamos falando de antiguidade) Permaneciam com suas bonecas por anos a fio até que se casassem pois só aí era considerada a vida adulta. Bem diferente de hoje em dia.
Quando esta morria criança ou ainda jovem, era sepultada com sua amiguinha boneca, e é lá que são encontradas as mais antigas bonecas existes da nossa história.
Crepereia Tryphaena, é a boneca mais antiga do mundo, encontrada até agora, que data do século II d.C. e foi encontrada no túmulo de uma criança, durante a construção do Tribunal em Roma, em 1889. A boneca é de marfim e, de tão escurecida pelo tempo, parecia feita de madeira.


 Quando as noivas romanas estavam prestes a se casar, realizavam uma cerimônia, onde doavam suas bonecas, bem como seus brinquedos à Deusa Afrodite, pedindo sorte no amor, em seu casamento.

Por sorte nossa esta prática caiu em desuso e hoje em dia podemos assumir que gostamos sim, de brincar de bonecas, de colecionar; seja por arte, por amor, ou por passar adiante este maravilhoso prazer de ter em nossas mãos uma representação de nós mesmos...




*Texto adaptado de diversos outros obtidos por pesquisas na web e livros.
VOLTAR AO TOPO