Bonecas de Michael Zajkov


Um russo mestre em fabricação de bonecas. Este é Michael Zajkov, que virou uma sensação na Internet depois de postar um vídeo mostrando como ele produz, à mão, suas incríveis obras-de-arte.
O material utilizado consiste em uma massa de argila, olhos de vidro e pelo de cabra. Michael reside em Moscou e estudou Escultura na Kuban State University. A primeira boneca feita pelo artista “nasceu” em 2010, com inspiração nos trabalhos de Laura Scattolini e Rotraut Schrott. Já as roupas tem como referência a moda do início do século XX.

“Quase todo mundo diz que elas são assustadoras”
diz escultor russo sobre suas bonecas realistas 



 Eu, que também trabalho com bonecas, sei bem o que é ouvir tal coisa, e ainda não entendo porque as pessoas se referem ao alto realismo como "assustador"




Ele começou criando algumas esculturas para uma escola de pós-graduação, mas até então os seus trabalhos não eram muito divulgados, até ele expor as suas obras em uma amostra chamada “Bonecas Artísticas” no ano de 2013, em Moscou. Depois da exposição, o seu nome e seus trabalhos finalmente vieram a tona e fizeram sucesso pelo mundo inteiro.





 Feitas ás mãos desde à escultura, até os mínimos detalhes de seus acessórios, chamam a atenção por onde vão, encantando olhos e formando colecionadores. Foi a publicação deste vídeo que o tornou tão popular e conhecido além das exposições;


 Tudo começa com um desenho, que servirá de modelo para a boneca. O objetivo é criar a expressão facial mais realista possível e graças a isso « dar vida » aos seus personagens. Em seguida ele cria a estrutura do corpo da boneca: o tronco e os membros. No total, ele cria uma boneca com 12 peças independentes, para que ela seja capaz de fazer a maior quantidade possível de « poses » para as fotos, para que as fotos sejam as mais realistas possível. Mas nessa etapa do trabalho, as bonecas ainda têm cara de boneca, dá bem pra ver que é de mentira.


 Ele dá uma atenção toda especial à cabeça, pois é a parte mais trabalhosa e difícil, justamente por ser a parte que mais contribui para o realismo final das bonecas. Mas ainda assim, por enquanto, a boneca ainda parece com qualquer Barbie comprada nas Lojas Americanas. De qualquer forma não deixa de ser fascinante ver como ele vai fabricando o rosto da boneca, a partir de um papel alumínio. Para fazer o molde, ele usa um tipo de argila sintética, fácil de ser modelada e pintada em seguida. É por isso que ele tem que colocar no forno depois, pra solidificar bem essa argila sintética.



A cada pincelada, ele cria um detalhe a mais do rosto. O talento do artista vai tomando forma, vai ficando cada vez mais visível. Os cabelos são feitos em « mohair », que é um tipo de lã de cabra, feita na França..


Até as mãos das bonecas são super realistas. A tal ponto que a gente poderia jurar que são mãos de verdade. Só que elas na verdade são feitas com fios, argila e tinta!


Em seguida o artista coloca os cabelos, os olhos, os cílios e as sombrancelhas; e nessa hora o rosto começa a ficar realista. Parece até uma menininha em miniatura! Os olhos são de vidro, feitos à mão, na Alemanha.


Michael Zajkov tira de letra a parte da montagem da boneca. As roupas e os sapatos também são feitos artesanalmente. O estilo das roupas é um estilo meio « início do século » com roupas feitas apenas de seda, de linho e de bordados. Já os sapatos são feitos de couro.


Tamanha dedicação e talento, só poderia resultar em verdadeiras obras de arte.





Os bonecos de Michael Zajkov são meticulosamente esculpidos à mão e não estão disponíveis para encomenda, apenas para colecionadores.



Já pensouna alegria e emoção em abrir uma caixinha destas??


Contatos:
Instagram

Fonte: http://oglobo.globo.com/
           http://oscriativos.com/
           http://www.naoacredito.com.br/


VOLTAR AO TOPO